Marcio Pereira é compositor, arranjador, saxofonista e flautista, tendo atuado nas áreas do jazz e da música popular no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Tocou com músicos como Hermeto Pascoal, Charlie Rouse, Cláudio Roditi, Victor Assis Brasil, Guilherme Vaz, Ray Armando e Antônio Adolfo, entre outros.
Acompanhou artistas da música popular brasileira como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Johnny Alf, Leni de Andrade, Alaíde Costa, Ney Matogrosso, Toquinho, Emilio Santiago, Pery Ribeiro e vários outros.
Teve aulas de saxofone com Paulo Moura e de flauta com Celso Woltzenlogel e estudou com o maestro Guerra Peixe harmonia, contraponto, fuga, orquestração e composição, tendo participado de diversas mostras de compositores e panoramas de música contemporânea.
Durante mais de vinte anos trabalhou na TV Globo como compositor/arranjador, principalmente na área de teledramaturgia.
Atualmente desenvolve uma análise de gravações antigas de música popular brasileira na UNIRIO, em nível de pós-doutorado, e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Música daquela universidade.
Uma versão mais abrangente, porém menos atualizada, do currículo acima pode ser encontrado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira em
http://www.dicionariompb.com.br/marcio-pereira
PARA O CINEMA:
O enfermeiro, de Mauro Farias,
com Paulo Autran e Matheus Nachtergaele (1999).
O Saxofonista, de Mariza Leão (1977).
PARA A TELEVISÃO:
Novelas:
Final Feliz (1982 a 1983).
Guerra dos Sexos (1983 a 1984).
Vereda Tropical (1984 a 1985).
Ti-Ti-Ti (1ª versão, 1985).
Roque Santeiro (1985).
Cambalacho (1986)
Chiquinha Gonzaga (1999).
Minisséries:
Vários episódios do programa Você Decide (1993 a 1995).
Memórias de um Sargento de Milícias (1995).
em parceria com Alberto Rosenblit.
Comédia da Vida Privada, episódio A Grande Noite (1997).
Produção musical de vários programas da TV Globo e colaboração em várias novelas e minisséries da emissora, de 1982 a 2005.