Escolha o seu idioma
BREN
Cadastre seu email e receba as novidades da Musimagem Brasil
Facebook Twitter

Roberto Menescal

Roberto Menescal

Instrumentista, compositor, cantor e produtor, Menescal é um dos pioneiros da bossa nova nos anos 60. Reconhecido por sua importância e contribuição para a música, carrega consigo o Prêmio à Excelência Musical entregue pela Academia do Grammy Latino.

Capixaba criado no Rio, Roberto Batalha Menescal nasceu na cidade de Vitória no dia 25 de outubro de 1937. Seu contato com a música iniciou-se por influência de sua família em 1950 quando começou a estudar piano. Alguns anos depois, ganhou um acordeão, que aprendeu a tocar sozinho, até chegar ao violão – principal instrumento da carreira de Menescal.

Para aprimorar as suas habilidades, teve como professores Edinho do Trio Irakitan, Guerra Peixe e Moacir Santos com os quais participou de aulas e se aprofundou em teoria, harmonia e contraponto.


A CARREIRA

Estreando na música profissionalmente aos 18 anos, acompanhou no início da sua carreira a cantora Sylvinha Telles em sua turnê pelo Brasil.

Foi professor de violão em uma academia musical que abriu com o amigo e músico Carlos Lyra. Nesse local, conheceu Nara Leão que de aluna, virou amiga e parceira em grandes colaborações.

Destacou-se como compositor e foi, ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli, um dos precursores da bossa nova. Entre os seus maiores sucessos, as canções: “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, “Bye, bye Brasil” e “Telefone”.

Foi um dos organizadores do primeiro show de bossa nova realizado no Grupo Universitário Hebraico e também do 1º Festival de Samba-Session participando com o Conjunto Roberto Menescal. O festival também contou com a participação de músicos como Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Aracy de Almeida e Billy Blanco.

 

INTERNACIONAL

Com suas composições, Menescal ajudou a levantar a bandeira do Brasil pelo mundo, em especial no Japão. Em 1962, Menescal participou do famoso Concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, ao lado de nomes como Tom Jobim, Carlos Lyra, João Gilberto marcando a entrada oficial da bossa nova no exterior.

Em 1968, se apresentou com Elis Regina em Cannes no Mercado Internacional do Disco e Editores Musicais (Midem).

Com o grupo Bossacucanova, celebrando o lançamento do “Bossacucanova meets Menescal”, fez turnê pelos Estados Unidos, Europa e Japão para públicos que chegaram a 200 mil pessoas. Também esteve em Cingapura, Austrália, Rússia, Paris, Londres, Japão, Argentina, Espanha, Alemanha e muitos outros países.

Lançou o DVD United Kingdom of Ipanema, com Andy Summers, do lendário The Police, e gravou com nomes como Paul Winter, Toots Thielemans e Herbie Mann.

 

O PRODUTOR

Menescal foi também diretor artístico da Polygram/Philips durante 15 anos, período que lançou e trabalhou com artistas de todas as vertentes da MPB como Fábio Junior, Alcione, Emílio Santiago, Fagner, Maria Betânia, Gal Costa e Fagner.

No final dos anos 80, fundou um selo próprio, a Albatroz Discos, onde produz desde então álbuns para o mercado brasileiro e internacional.

 

PUBLICAÇÕES, TV E CINEMA

Roberto Menescal coleciona também alguns livros em sua homenagem como o Songbook “O melhor de Roberto Menescal (Ed. Irmãos Vitale) e os livros: “Roberto Menescal” (Ed. Estácio de Sá), “O barquinho vai – Roberto Menescal e suas histórias” (Bruna Fontes/Ed Irmãos Vitale) e “Essa tal de Bossa Nova (Bruna Fontes/Ed. Prumo).

Na área do cinema foi protagonista ao lado do compositor Carlos Lyra no documentário “Coisa Mais Linda” (Paulo Tiago). Também no cinema, colaborou com a trilha sonora de filmes, entre eles: Joana Francesa, Bye Bye Brasil e Sabor da Paixão.

Na televisão, Menescal idealizou e participou de programas como “Letras Brasileiras”, no Canal Brasil, ao lado de Oswaldo Montenegro e fez presença na série musical produzida pelo Canal Brasil, “RIO+BOSSA”, com a cantora Verônica Sabino, que descrevia o Rio de Janeiro através de músicas. Também na TV, participou como jurado convidado no programa da Popstar da TV Globo.

Contatos

http://www.robertomenescal.com.br/

voltar para sócios
GrátisJunte-se ao nosso fórum e deixe sua opinião. Discuta suas idéias com outros associados. Em breve
Associe-seVocê é compositor? Trabalha com música para imagem? Faz música para filmes, programas de TV, videos, filmes publicitários? Nós também. Conheça melhor nosso trabalho e junte-se a nós. Faça o seu cadastro
Entre em contatoDúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco: diretoria@musimagembrasil.com.
Se preferir, envie sua mensagem pelo site: Envie sua mensagem