Escolha o seu idioma
BREN
Cadastre seu email e receba as novidades da Musimagem Brasil
Facebook Twitter

Artistas pela Educação Musical no Brasil

br
Compartilhe:

 

CAMPANHA PELA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS

História do movimento

A campanha Quero Educação Musical na Escola foi uma iniciativa do Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música - GAP sob a coordenação de Felipe Radicetti. Começou em 2006 e culminou na aprovação no Congresso e sanção da Lei pelo Presidente em agosto de 2008. A companha reuniu 94 entidades nacionais e internacionais música e educação e rendeu 177 matérias na imprensa. A Lei entrou em vigor no primeiro semestre letivo de 2012 mas até agora o MEC não regulamentou a Lei e portanto apenas as Secretarias de Educação e as escolas que já têm consciência dessa necessidade estão cumprindo a Lei. Muitos simplesmente esperam que a Lei morra.


Importancia

Mais que cientificamente comprovada como um instrumento fundamental no desenvolvimento infantil, a música é uma prática social necessária à construção de laços identitários dos grupos sociais. É importante destacar que os documentos da UNESCO referentes à Educação colocam o ensino das artes não como matéria complementar, mas como matérias-chaves num processo de educação global. É sintomático que esses documentos, pactuados em nível mundial, têm pouca ou nenhuma repercussão no Brasil.


As ações

Devido ao retardo da implementação, o GAP retoma a campanha com dois eixos básicos: a mobilização da sociedade civil para cobrar a implementação da Lei diretamente das escolas, na campanha pelos 1000 filmes que reivindicam a educação musical nas escolas e a mobilização institucional-governamental, através do encontro internacional "UM NOVO TEMPO PARA A MÚSICA NA EDUCAÇÃO" em maio de 2013,  se realizar no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio de Janeiro, com a participação de músicos e educadores, das mais representativas entidades de educação musical mundiais, como a ISME, FLADEM, ABEM e a UNESCO, assim como os Ministros da Educação e Cultura.


A Campanha "1.000 filmes"

Participe! A campanha "Quero Educação Musical na Escola" segue em 2013 promovendo a sua participação, entre artistas da música brasileira e cidadãos.

Estamos recebendo até maio 1.000 vídeos diretamente no e-mail da campanha: 

queroeducacaomusicalnaescola@gmail.com 

Faça o seu em uma câmera ou celular, dizendo seu nome, profissão e o slogan "Quero Educação Musical na Escola"! 


Você pode assistir a todos os vídeos já postados em nosso canal no YouTube:

http://www.youtube.com/user/queroeducacaomusical?feature=results_main

 

Curta e compartilhe o movimento:  https://www.facebook.com/queroeducacaomusicalnaescola

O novo vídeo dos artistas pela Educação Musical no Brasil conta com Fernanda Abreu, Zé Renato, Leoni, Sérgio Ricardo, Frejat, André Abujamra, Claudio Lins, Cacala Carvalho, Dudu Falcão, Plinio Profeta, Anderson do Samba Souza, Paulinho Malaguti, Andrea Dutra, Tim Rescala, Eliane Tassis, Juca Novaes, Elisa Queiroz, Ivan Lins e Lenine, e já teve mais de 300 compartilhamentos em menos de 24h.

08 de Fevereiro de 2013, às 14:23
GrátisJunte-se ao nosso fórum e deixe sua opinião. Discuta suas idéias com outros associados. Em breve
Associe-seVocê é compositor? Trabalha com música para imagem? Faz música para filmes, programas de TV, videos, filmes publicitários? Nós também. Conheça melhor nosso trabalho e junte-se a nós. Faça o seu cadastro
Entre em contatoDúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco: diretoria@musimagembrasil.com.
Se preferir, envie sua mensagem pelo site: